Aguarde, carregando...

SOMOS AUXÍLIO
SOMOS RESISTÊNCIA
SOMOS UNIÃO

Diretoria ExecutivaNOTÍCIAS

Eleita nova Diretoria e Conselho Fiscal da ABCP

28/11/2023

  

Eleita nova Diretoria e Conselho Fiscal da ABCP

Mandato começa em 1º de dezembro de 2023 e termina em 30 de novembro de 2026

Rosângela Ribeiro Gil
?Texto e fotos

A chapa “Chama da Luta e da Resistência” foi  eleita, na assembleia do dia 23 de novembro último, para a diretoria da ABCP.  O mandato começa em 1º de dezembro de 2023 e termina em 30 de novembro de 2026. A chapa eleita é liderada pelo companheiro Anderson do Nascimento Pereira, mais conhecido como Mancuso. A assembleia foi realizada nas sedes do Sindipetro-LP em Santos e em São Sebastião (videoconferência).

A assembleia geral transcorreu de forma democrática, transparente e tranquila, como requer a boa tradição do movimento sindical da Categoria Petroleira. À abertura, o companheiro Mancuso, atual presidente da ABCP, fez a leitura do edital de convocação do processo eleitoral, observando que todas as etapas do pleito, conforme o artigo 23 do Estatuto Social da entidade, foram cumpridas.

Mancuso fez a leitura, ainda, dos integrantes da chapa única candidata à eleição, e destacou que a diretoria atual, eleita no primeiro semestre de 2022, teve um mandato curto para regularizar a entidade junto aos procedimentos legais e ao estatuto. Como ele informou: “Apesar de ter sido um mandato curto, a diretoria trabalhou para resolver pendências e ainda finalizou dois processos de devedores. Entendemos importante estabelecer a unidade na ação para manter o legado de história de luta da nossa categoria, que foi feita com sangue, suor e lágrimas.”

O companheiro lembrou que todos estão cientes da importância de preservar a entidade (a ABCP) contra a sanha da “Justiça burguesa, que, em momentos de luta, toma decisões para bloquear os nossos recursos financeiros numa tentativa de enfraquecer os movimentos de greve e de mobilização da Categoria Petroleira”. Nesse sentido, acrescentou, é que se decidiu criar a ABCP, que não é uma entidade sindical paralela, é o Fundo de Mobilização das lutas da categoria, quem organiza as lutas da categoria será sempre o Sindipetro, “foi uma tática operária fazer a desvinculação jurídica entre o Sindicato e o Fundo de Mobilização (ABCP) para evitar ações judiciais contra a nossa luta”.

Atualização do Estatuto
Na sequência, Mancuso abriu a palavra para os presentes à assembleia. A primeira inscrição foi a do coordenador geral do Sindipetro, Fábio José Rodrigues de Mello, ou companheiro Mello. Ele iniciou sua fala, observando “estamos satisfeitos com a gestão da ABCP” e apresentou algumas importantes considerações sobre o Estatuto Social da entidade que precisa ser atualizado. Uma dessas foi definir a situação em relação à composição da chapa no que tange ao que se diz representação do Sindicato. “É necessário definir melhor essa questão para que, na próxima eleição, não existam interpretações diferentes sobre indicação e representação. O desafio é zerar essa dúvida em relação ao Estatuto”, ressaltou.

O próximo inscrito foi o primeiro secretário da ABCP, Edson Satoshi Yamagawa endossou que o Estatuto Social da ABCP tem muitas questões problemáticas que devem ser sanadas, e que, na atual diretoria, quem iria iniciar o processo de revisão estatutária era o companheiro Miro, que infelizmente nos deixou em 8 de maio último. Satoshi ainda fez um resumo de como se deram as discussões para formação da chapa eleita neste 23 de novembro último.

Quem também falou foi o Marcelo Juvenal Vasco, coordenador do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindipetro-LP, que também discorreu sobre a confusão hoje gerada pelo Estatuto Social da ABCP no que se refere à indicação ou representação do Sindicato na composição das chapas.

Os companheiros Sérgio Salgado, João Carlos Felício de Oliveira (atual vice-presidente da ABCP) e Carlos Puríssimo (de São Sebastião) também fizeram suas falas em cima da necessidade de atualização do Estatuto da entidade. Puríssimo, inclusive, indicou a sugestão de formação de uma comissão para essa atualização estatuária para posterior discussão e votação pela Categoria Petroleira.

Após essas falas, Mancuso agradeceu ao fraterno debate da assembleia, que mostra o comprometimento de toda a categoria com a preservação e defesa do Fundo de Mobilização (ABCP) e do próprio Sindicato. Sem novas inscrições, Mancuso iniciou o processo de votação, constando-se que a grande maioria dos presentes votou pela eleição da chapa única “Chama da Luta e da Resistência” e tendo apenas uma abstenção com declaração de voto do companheiro Juvenal, que declarou sua abstenção para que o Estatuto seja reformulado para que não ocorra, na próxima eleição, nenhuma interpretação divergente sobre o que é representação do Sindipetro-LP na diretoria da ABCP.

Proclamada a eleição da chapa, a categoria presente à assembleia – de Santos e por videoconferência de São Sebastião – aplaudiu a nova diretoria da ABCP, que inicia o mandato em 1º de dezembro de 2023.

DIRETORIA ELEITA

Diretoria:

Presidente: Anderson do Nascimento Pereira

Vice-Presidente: João Carlos Felício de Oliveira

Primeiro Secretário: Edson Satoshi Yamagawa

Segundo Secretário: Itamar Lopes Lírio

Primeiro Tesoureiro: José Roberto Vidal

Segundo Tesoureiro: Arnaldo Fernandes Maria

Conselho Fiscal:

(A) APOSENTADOS:

 1 - Luiz Ezildo da Silva (Titular)

 2 - Valdemir Rio Lamarck (Titular)

 3 - Valdir Natário (Suplente)

 4 - Clóvis de Souza Machado (Suplente)

(B) RPBC:

 5 - Edemílson Chagas Santana (Titular)

 6 - Leonardo Santos Pedro (Titular)

 7 - Stephan Garcia Andrade Silva (Suplente)

 8 - Rafael Marcial Amazonas de Malingre (Suplente)

 9 - Jorge Roberto Pedro dos Santos (Suplente)

(C) SÃO SEBASTIÃO:

10 - Rodoaldo Graciano Fachini (Titular)

11 - Carlos Puríssimo (Suplente)

12 - João Augusto Siqueira (Suplente)

(D) TERMINAIS DA BAIXADA SANTISTA:

13 - Igor de Lima Oliveira (Titular)

14 - Fernando de Oliveira Santos (Suplente)

15 - Valdir Lopes (suplente)

(E) SINDIPETRO

16 - Realino de Oliveira Junior (Titular)

17 - Luciano de Almeida (Suplente)

(F) UN-BS:

 18 - Sandro Roberto Menegatti (Titular)